Conheça um pouco sobre a madeira Nogueira



15 de março de 2016/ Por Estevam de Carvalhaes

Nogueira é uma das árvores com maior importância comercial no mundo. Sua origem é o Sudoeste Asiático e o Mediterrâneo Oriental. Ganhou, com os Romanos, espaço na Europa e desde então é uma das árvores mais importantes do mundo.

Sua madeira é uma das mais valiosas. É de uma dureza fácil de trabalhar e, além disso, é extraordinariamente decorativa pelos tons vivos e escuros que possuem. Outra característica que destaca a Nogueira é a sua durabilidade, que é avaliada como muito resistente mesmo em condições favoráveis à decomposição.

É muito utilizada no mercado mobiliário e nos revestimentos internos das casas.



Características tão particulares tornam esse padrão inconfundível e adorado por arquitetos e designers que buscam estilo e exclusividade em seus projetos. A madeira é muito utilizada na construção civil (portas, venezianas, molduras) e mobiliário (móveis finos e decorativos).

As lâminas


O que se usa na atualidade para produção de lâminas são tornos e faqueadeiras. As faqueadeiras são utilizadas em 5% do total de lâminas produzidas no país, sendo o produto final utilizado para revestimento de superfícies de painéis de madeira (compensados, aglomerados ou MDF) ou até paredes. As lâminas torneadas representam 95% da produção total nacional.

O fluxo básico do processo industrial de fabricação de lâmina torneada inclui as seguintes etapas: exploração e transporte de toras, cozimento das toras, laminação, guilhotinagem de lâminas verdes, secagem e guilhotinagem de lâminas secas.

Já a produção de lâminas faqueadas inclui as etapas: exploração e transporte de toras, preparação dos blocos, cozimento dos blocos, laminação, secagem e guilhotinagem de lâminas secas.



compartilhe

posts recentes

posts populares

x
recolher

x
recolher

ÁREA RESTRITA!

Para ter acesso, preencha o cadastro clicando aqui, e no campo de mensagem escreva "requisição de senha".

Ou entre em contato com nosa equipe de vendas. Veja aqui


Usuário:
Senha: