Conheça um pouco sobre a madeira Freijó



10 de fevereiro de 2016/ Por Estevam de Carvalhaes

Louro Frejó também conhecido como Frei-jorge ou simplesmente Feijó, e considerada a “nogueira brasileira”, pois é uma árvore nativa. Sua ocorrência é maior no Estado do Pará, na floresta amazônica.

Essa árvore de grande porte nos oferece uma madeira, de cor castanho claro amarelado, quase mel, com estrias enegrecidas, sob uma superfície lustrosa.



Características tão particulares tornam esse padrão inconfundível e adorado por arquitetos e designers que buscam estilo e exclusividade em seus projetos. A madeira é muito utilizada na construção civil (portas, venezianas, molduras) e mobiliário (móveis finos e decorativos).

As lâminas


O que se usa na atualidade para produção de lâminas são tornos e faqueadeiras. As faqueadeiras são utilizadas em 5% do total de lâminas produzidas no país, sendo o produto final utilizado para revestimento de superfícies de painéis de madeira (compensados, aglomerados ou MDF) ou até paredes. As lâminas torneadas representam 95% da produção total nacional.

O fluxo básico do processo industrial de fabricação de lâmina torneada inclui as seguintes etapas: exploração e transporte de toras, cozimento das toras, laminação, guilhotinagem de lâminas verdes, secagem e guilhotinagem de lâminas secas.

Já a produção de lâminas faqueadas inclui as etapas: exploração e transporte de toras, preparação dos blocos, cozimento dos blocos, laminação, secagem e guilhotinagem de lâminas secas.



compartilhe

posts recentes

posts populares

x
recolher

x
recolher

ÁREA RESTRITA!

Para ter acesso, preencha o cadastro clicando aqui, e no campo de mensagem escreva "requisição de senha".

Ou entre em contato com nosa equipe de vendas. Veja aqui


Usuário:
Senha: